41 mortos em inundações no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Quarenta e uma pessoas morreram e 112 outras ficaram feridas, devido a uma vaga de inundações e ventos violentos que afetaram todas as suas 13 regiões, desde abril de 2020, anunciou, terça-feira, o Ministério burkinabe da Ação Humanitária.
Estas inundações sinistraram 106 mil 228 pessoas, ou seja, 17 mil 705 famílias, incluindo 50 mil 52 pessoas muito vulneráveis a necessitarem de uma assistência emergente, de acordo com a fonte.
Doze mil 378 casas destruídas, perda de animais, como gado, cabras, ovelhas e aves, mais de 500 toneladas de alimentos destruídas e vários hectares de campos inundados, indicou num comunicado de imprensa, Hélène Marie Laurence Ilboudo Marchal, ministra da Mulher, Solidariedade Nacional, Família e Ação Humanitária.
As 13 regiões que compõe o país, 36 províncias e 116 distritos foram danificados por estas inundações.
Diante desta situação desastrosa, o Governo e seus atores humanitários realizaram igualmente ações a fim de dar primeiros socorros e assistência aos sinistrados.
O comunicado de imprensa garantiu que um apoio alimentar contínuo às vítimas do desastre e mais de 400 toneladas de arroz, milho, feijão já foram distribuídas a 18 mil 750 pessoas vítimas destas intempéries, com 36 por cento de cobertura das pessoas mais vulneráveis.
Anunciou igualmente o desdobramento em curso dos estoques em diferentes localidades, que permitirão reforçar a assistência do Governo.
Preocupado em dar uma resposta proporcional aos setores prioritários, o Governo declarou o estado de desastre natural, e decidiu desembolsar cinco biliões de francos CFA cerca de nove milhões de dólares americanos).
-0- PANA TNDD/TBM/MAR/DD 22setembro2020