12ª edição dos Jogos Africanos arranca em Rabat
Rabat, Marrocos (PANA) – A 12ª edição dos Jogos Africanos foi aberta, segunda-feira, pelo príncipe Moulay Rachid de Marrocos, no complexo desportivo príncipe Moulay Abdellah, em Rabat.
A cerimónia decorreu na presença do presidente da Comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, e do presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Ahmad Ahmad, bem como de vários ministros africanos dos Desportos.
Na ocasião, a Associação dos Comités Nacionais Olímpicos de África (ACNOA) descerrou a decoração da Ordem do Mérito Olímpico Africano ao rei Mohammed VI, em reconhecimento dos esforços que o soberano marroquino fez a favor da promoção do desporto, distinção entregue pelo presidente da ACNOA, Moustapha Berraf.
A 12ª edição dos Jogos Africanos decorre até a 31 de agosto corrente, nas cidades de Rabat, Salé, Témara, Casablanca, Benslimane e El Jadida, com a participação de cerca de seis mil e 500 desportivos.
A cerimónia de abertura foi marcada pelo habitual desfile dos atletas que representam todos os países participantes nesta grande missa do desporto continental.
O presidente da Comissão da UA saudou, no seu discurso, os esforços da autoridades marroquinas “para oferecer a estes jogos um quadro apropriado que reflete a grandeza histórica desta linda nação e a sua preocupação permanente de promover a identidade de África”.
Faki Mahamat declarou a sua admiração pela qualidade da preparação desta grande competição desportiva em nove meses, considerando esta proeza como "digna das grandes nações".
No total 26 provas estão inscritas nestes jogos dos quais 17 são qualificativos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
-0- PANA AT/IN/TBM/MAR/IZ 20ago2019