África do Sul soma mais de 900 casos de Covid-19, diz Ramaphosa
Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O número de casos de Covid-19 (coronavírus) subiu para mais de 900 na África do Sul, anunciou quinta-feira o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa.
Todos os sistemas estão em funcionamento para um confinamento nacional de 21 dias, a partir desta sexta-feira, declarou o chefe do Estado sul-africano numa teleconferência com membros do Escritório da União Africana para coordenar a abordagem do continente face à pandemia.
São tempos difíceis. Estamos pela primeira vez confrontados com uma situação destas. Há muitos entre nós que são medrosos, incertos e vulneráveis, exclamou-se.
O ministro da Polícia ,Bheki Cele disse que as restrições da África do Sul devem ser rigorosamente aplicadas.
"Não há necessidade de se sair à rua. Pare com deslocamentos", aconselhou o estadista sul-africano.
Por sua vez, a Aliança Democrática (DA), oposição oficial, pediu ao Governo, quinta-feira, para discutir com urgência com companhias aéreas internacionais sobre a situação de muitos Sul-africanos bloqueados em aeroportos do mundo inteiro.
"É lamentável que o Presidente do país esteja a fazer tudo o que pode para tentar reverter a tendência e derrotar o Covid-19, quando seus ministros continuam a não dizer coisa com coisa e parecem estar a impor as suas próprias diretivas desorientadores nas viagens aéreas", denunciou um deputado da DA, Darren Bergmen.
-0- PANA CU/AR/ASA/DIM/DD 27março2019