União Africana envia missão de peritos eleitorais ao Quénia
Addis Abeba, Etiópia (PANA) - A Comissão da União Africana (CUA) desdobrará uma missão de observação para as próximas eleições gerais marcadas para 9 de agosto próximo, anunciou segunda-feira a Comissão num comunicado de imprensa.
De acordo com o comunicado, a missão, que inclui oito especialistas da equipa principal, segue-se a um convite do Governo do Quénia e faz parte dum compromisso global e de longo prazo da União Africana (UA) com as eleições gerais de 2022 naquele país da África Oriental.
Especialistas vão garantir o acompanhamento dos preparativos das eleições, avaliar a dinâmica política e a competitividade real e a equidade da campanha eleitoral.
Manterão encontros regulares com as partes interessadas nacionais e internacionais antes, durante e depois das eleições.
De acordo com o texto da CUA, o trabalho da equipa será complementado por observadores de longo prazo, que serão destacados alguns dias antes das eleições, e por observadores de curto prazo, que serão destacados no local uma semana antes do dia da votação.
A declaração disse que a UA, o Mercado Comum para a África Oriental e Austral (COMESA) e a Comunidade da África Oriental (EAC, sigla em inglês) enviaram uma Missão Conjunta de Avaliação Pré-eleitoral de Alto Nível para o Quénia, de 14 a 21 de maio de 2022, para promover eleições livres, equitativas, pacíficas e credíveis no país.
A Missão Conjunta recomendou o envolvimento contínuo no processo eleitoral para garantir eleições sem violência, justas e credíveis que reforçarão o processo democrático do Quénia.
O envio de uma Missão de Peritos Eleitorais ao Quénia está conforme a Carta Africana de 2007 sobre Democracia, Eleições e Governação, a Declaração da OUA/UA de 2002 sobre os Princípios que Regem as Eleições Democráticas em África e as Diretrizes da UA de 2002 sobre Missões de Observação e Acompanhamento de Eleições.
-0- PANA AR/MA/NFB/JSG/MAR/DD 28junho2022