União Africana envia missão de observação das eleições gerais na Zâmbia
Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat, aprovou o envio de uma Missão de Observação de Curto Prazo (STO) à Zâmbia para observar as eleições gerais de 12 de agosto de 2021.
Criada em resposta a um convite do Governo da Zâmbia, a a missão da STO é chefiada pelo ex-Presidente da Serra Leoa, Ernest Bai Koroma, e composta pelos antigos e atuais embaixadores africanos acreditados na Etiópia.
A missão vai ainda integrar membros de órgãos de gestão eleitoral em África, de organizações da sociedade civil e peritos eleitorais independentes.
A CUA anunciou a missão quarta-feira, indicando que o seu objetivo é fornecer uma avaliação imparcial e independente de todos os aspetos do processo eleitoral em 2021, incluindo o quadro jurídico, o contexto político, a transparência e a eficácia dos preparativos eleitorais.
Ela atuará de acordo com os padrões e obrigações internacionais e da UA para eleições democráticas, como a Carta Africana sobre Democracia, Eleições e Governação adoptada, em 2007, a Declaração da OUA/UA sobre os Princípios que regem as eleições democráticas em África de 2002, as diretrizes da UA para as Missões de Observação e Acompanhamento Eleitoral de 2002.
A missão apresentará as suas conclusões numa entrevista coletiva, em Lusaka, logo depois do encerramento das urnas, com o lançamento de uma declaração de abertura.
Será seguido por um relatório mais detalhado, que incluirá recomendações para melhorar as eleições futuras na Zâmbia, disse a CUA.
-0- PANA AR/NFB/JSG/MAR/IZ 05agosto2021