Transportadora aérea maliana Sky Mali voa de Bamako para Tombouctou, no nordeste
Bamako, Mali (PANA) - A nova companhia aérea do Mali, Sky Mali, efetuou segunda-feira o seu primeiro voo comercial na rota Bamako-Timbuktu (nordeste), onde terá uma frequência de duas vezes por semana, às segundas e sextas-feiras, soube a PANA de uma fonte segura.
A companhia, que já liga Bamako e Kayes (oeste), há três meses, já usa aviões com capacidade para 114 passageiros.
Este voo inaugural transportou 97 passageiros, entre os quais o ministro dos Transportes e Infraestruturas, Makan Fily Dabo, a sua colega da Cultura, Artesanato e Turismo, Kadiatou Konaré, e o diretor-geral da Sky-Mali, Tahir N'Diaye.
A abertura desta linha pela Sky Mali ajudará a abrir Timbuktu e reforcerá o cordão ombilical entre Bamako e o norte do Mali.
Segundo Makan Fily Dabo, esta realização é fruto de "um dever de solidariedade com Timbuktu, cidade da cultura e da história.”
Assegurou que serviços técnicos competentes do seu departamento prestarão toda a assistência à Sky Mali para o seu desenvolvimento, a fim de que "esta bela ave continue a voar de forma sustentável no céu do Mali, sub-regional e internacional."
Por sua ves, a ministra da Cultura, Artesanato e Turismo do Mali explicou que este voo permitirá retomar o tráfego aéreo com a 6.ª Região que, desde março de 2012, não recebia voos comerciais.
Acrescentou que a retomada do voo permitirá, portanto, ao turismo recuperar e desenvolver-se na região.
Do seu lado, o diretor-geral da Sky-Mali sublinhou “que este voo é necessário no eixo Bamako-Timbuktu, o que marca a realização do plano de negócios da sua empresa de construir uma rede doméstica eficiente que permita aos Malianos viajarem com total segurança.
"Não é normal que o Mali não tenha um instrumento aéreo que possa reforçar a sua integração", disse Tahir N'Diaye.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 03fevereiro2021