Senegal prepara reinício de atividades desportivas
Dakar, Senegal (PANA) - Os desportistas senegaleses vão em breve regressar aos estádios, para o reinício das atividades desportivas suspensas, desde março último, devido à pandemia da covid-19.
A decisão para o reinício das atividades foi tomada num encontro realizado quinta-feira, na arena nacional de Pikine, arredores de Dakar, entre o ministro senegalês dos Desportos, Matar Bâ, e os presidentes das federações desportivas.
O encontros visou reflectir sobre as modalidades de reinício das atividades desportivas, no estrito respeito das medidas de biossegurança. Os vários atores do desporto senegalês apresentaram propostas que serão transmitidas às autoridades competentes que julgarão da oportunidade de autorizar o recomeço dos eventos desportivos.
O Senegal, que registou o seu primeiro caso de covid-19 a 2 de março último, distinguiu-se na luta contra este novo coronavírus que parece estar a sofrer uma verdadeira regressão no país.
Daí a convicção do ministro senegalês dos Desportos, de que "com certas medidas, devemos ser capazes de enfrentar e reiniciar as nossas actividades". Especialmente porque, de acordo com Matar Bâ, os concursos internacionais estão no horizonte.
Um dia antes, os clubes amadores de futebol tinham, num comunicado de imprensa, expressado o seu desejo de ver a data para o reinício das atividades físicas, e especialmente das competições de futebol, adiadas para 02 de janeiro de 2021 a 05 de dezembro de 2020.
No entanto, os presidentes dos clubes - especialmente os profissionais - disseram que eram a favor de manter a data original. Em qualquer caso, cabe agora às autoridades competentes, Ministérios do Interior, dos Desportos e mesmo da Saúde e Acção Social, decidir sobre o esquema a adotar.
-0- PANA BKN/BEH/DIM/IZ 02out2020