Presidente da Comissão da União Africana visita São Tomé
São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) – O presidente da Comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahama, iniciou uma visita oficial a São Tomé e Príncipe, onde anunciou reformas institucionais da sua organização, para facilitar uma maior integração económica e comercial do continente.
“Estou cá no quadro da concertação regional. Mantive encontros com o Presidente da República e o primeiro-ministro. Analisamos vários assuntos, a reforma institucional dentro da organização”, disse Mahama, no final de um encontro no Palácio do Povo com o Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho.
O diplomata africano afirmou, por outro lado, que a livre circulação e a troca comercial para maior integração regional dos países do continente é outro assunto abordado no encontro, tendo reconhecido que houve avanços sobre a livre circulação, no continente.
Em declarações à imprensa, Faki Mahama elogiou a consolidação de Estado de Direito e Democrático no arquipélago lusófono, considerado o país como "um exemplo em África, que consegue realizar eleições pacíficas”.
“A paz e a estabilidade que existe neste país, modelo democrático e a alternância do poder, é uma referência para África”, disse.
Segundo Mahama, assiste-se a eleições conflituosas antes e depois dos escrutínios, noutros países, e as armas são ainda utilizadas como mecanismo de alternância do poder.
-0- PANA RMG/IZ 13março2020