MNE congolês confiante no êxito da conferência sobre estabilidade da Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - O ministro congolês dos Negócios Estrangeiros da Francofonia e dos Congoleses do Exterior, Jean Claude Gakosso, declarou que os africanos aguardam ansiosamente o sucesso da conferência internacional sobre a a estabilidade da Líbia, na qual participam todas as partes interessadas na crise líbia.
Gakosso falava durante uma reunião com o presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Mohamed al-Manfi, na quarta-feira, em Tripoli, na presença do embaixador do Congo na Líbia e de membros da Comissão da União Africana.
O governante congolês sublinhou que a União Africana (UA) é fundamental para o processo político e a reconciliação nacional na Líbia, bem como para a realização tempestiva das eleições presidenciais e parlamentares, para que o país recupere a sua posição continental.
Segundo um comunicado do gabinete de Imprensa do Conselho Presidencial, Gakosso transmitiu a al-Manfi as saudações do Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, que preside atualmente ao Comité de Alto Nível da Líbia criado pela União Africana.
A nota refere que Nguesso saudando os esforços do Conselho Presidencial da Líbia, para alcançar a estabilidade, no país, sublinhando o apoio da UA ao povo líbio em todas as suas escolhas.
Al-Manfi, por sua vez, sublinhou o papel da União Africana nesta importante fase em que os líbios procuram ultrapassar a crise, rumo à estabilidade e à paz.
Recordou os esforços dos países do continente, nos últimos anos, para fazer avançar o processo político, reunindo as opiniões dos partidos líbios e ajudando a Líbia em todos os fóruns, reuniões e conferências.
A delegação africana prepara-se para participar na reunião ministerial de apoio à estabilidade da Líbia, abre esta quinta-feira na capital Tripoli, enquanto as delegações participantes começaram a chegar à cidade, na segunda-feira.
-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 21out2021