Conakry, Guiné-Conakry (PANA) - O presidente da Junta militar na Guiné-Conakry, coronel Mamadi Doumobouya, convocou terça-feira os diretores administrativos e financeiros (DAF) dos departamentos ministeriais e das autoridades financeiras do país para se inteirar da gestão financeira do governo do deposto Presidente Alpha Condé, anuncia um comunicado oficial.
O encontro acontece no Palácio Mohamed V, onde está detido o ex-Presidente Alpha Condé, de 83 anos, deposto a 05 de setembro pelo Comité Nacional de Reagrupamento e Desenvolvimento (CNRD).
Ao prestar juramento sexta-feira passada, o chefe da Junta militar reiterou a sua determinação no combate à corrupção e anunciou a criação, para breve, de uma estrutura de combate a este fenómeno como uma das causas do golpe de Estado.
No primeiro comunicado da Junta, divulgado quando foi anunciada a mudança de regime, os golpistas denunciaram "a má gestão financeira, a corrupção e o culto à personalidade", entre outros.
Durante as recentes concertações nacionais, organizadas pelo CNRD para auscultar vários atores sociopolíticos, representantes de empresas de auditoria ofereceram os seus serviços como investigadores sobre a gestão de ex-dignitários, proibidos de deixar o país até nova ordem.
-0- PANA AC/JSG/MAR/IZ 05out2021