Agência Panafricana de Notícias

Guiné Equatorial adere ao Mecanismo Africano de Avaliação Paritária

Adidis Abeba, Etiópia (PANA) - A Guiné Equatorial tornou-se no 34º país membro do Mecanismo Africano de Avaliação Paritária (MAAP) com a assinatura do protocolo quarta-feira pelo seu Presidente, Théodore Obiang Nguema Mbasogo.

"Assim sendo, a Guiné Equatorial comprometeu-se a respeitar os príncipios de boa governação, de democracia, de boa gestão e de desenvolvimento social", disse o Presidente equato-guineense à margem da XX Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da UA.

Exprimindo as suas felicitações aos países pioneiros deste mecanismo, o Presidente equato-guineense disse que o seu país empreendeu grandes reformas, incluindo a redação duma nova Constituição que permite assim uma organização a nível social e económico.

Eleito Presidente da Guiné Equatorial desde 1979, Mbasogo disse que o seu país não acolheu observadores africanos durante eleições presidenciais em maio de 2013", devido a um mau precedente".

Ele acusou os observadores estrangeiros de desejar semear a discórdia e desestabilizar os países africanos.

Cabo Verde e a Côte d´Ivoire deviam assinar este protocolo mas estavam ausentes.

A presidência da Assembleia Geral da UA sublinhou aos líderes a importância dum tal encontro na medida em que, frisou, permite aos outros países partilharem as suas experiências em matéria de democracia e de boa governação.

O MAAP´foi criado em 2002 enquanto instrumento de diálogo para promover a boa governação e a auto-facilitação, mas igualmente um sistema de alerta sobre eventuais crises.

-0- PANA AR/VAO/PBA/TBM/SOC/MAR/DD 30Jan2014