General nigerino designado para comando da Força Conjunta do G5 Sahel
Bamako, Mali (PANA) - O chefe do Estado-Maior adjunto do Exército do Níger, brigadeiro Oumarou Namata Gazama, foi designado novo comandante da Força Conjunta do G5 Sahel, em substituição do general mauritano Hancena Ould Sidi cujo mandato de um ano à frente do comando desta força expirou, soube a PANA de fonte oficial.
O general Oumarou Namata Gazama trabalhou muito tempo na zona de Diffa, província do norte do Níger exposta ao terrorismo.
Instalada em 2015, em Bamako (Mali), pelos chefes de Estado do G5 Sahel, a Força Conjunta do G5 Sahel é composta por cinco mil homens, ou seja, mil por país-membro.
Desde a sua criação, ela tem dificuldade para estar operacional devido a problemas de financiamento.
A sede da Força Conjunta inicialmente instalada em Sévaré, no centro do Mali, epicentro da insegurança neste país, foi danificada pelo ataque que ela registou a 29 de junho de 2018, e que acelerou a demissão do general maliano Didier Dacko do comando desta força. seis meses antes da expiração do seu mandato e a sua substituição pelo general Hanena Ould Sidi.
A sede da Força, que foi transferida para o bairro de Badalabougou de Bamako, é objeto há alguns dias de vivas contestações por parte das populações que não querem esta sede no seu bairro.
Face a esta situação, o Governo maliano decidiu finalmente, durante uma recente reunião do Conselho de Ministros, encontrar uma outra sede para a força conjunta do G5 Sahel.
Organização sub-regional criada em 2015, na Mauritânia, o G5 Sahel, que agrupa o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad, visa lutar contra o terrorismo sob todas as suas formas, na faixa sahelo-sariana, e promover o desenvolvimento económico desta zona quase desértica e pobre.
-0- PANA GT/BEH/FK/IZ 21julho2019