Kigali, Rwanda (PANA) – Fortes chuvas são esperadas em várias zonas do Rwanda entre março e maio próximos, com riscos de inundações e outras catástrofes, como deslizamentos de terra, nomeadamente no oeste do país, anunciou o Serviço Meteorológico Nacional do Rwanda nas suas previsões transmitidas quinta-feira à PANA em Kigali.
"As precipitações podem provocar doenças de origem hídrica, a destruição de casas e outras catástrofes”, alerta o comunicado.
As autoridades competentes, cujas atividades dependem da pluviometria, mas também instituições vulneráveis, devem adotar estratégias preventivas e de atenuação a fim de minimizar as perdas de vidas humanas e de bens, indica o comunicado.
Segundo informações dadas pelo Departamento de Meteorologia, a partir de março e até maio, a parte ocidental do Rwanda receberá precipitações acima da normalidade, que ultrapassarão os 510 milímetros.
No entanto, as previsões sazonais também indicam que uma fraca pluviosidade é esperada no sul e no leste do Rwanda.
Peritos do ambiente imputam ao fenómeno climático El Niño o clima extremo prevalecente no Rwanda e em toda a sub-região do Grande Corno de África.
-0- PANA TWA/MA/NFB/JSG/FK/DD 21fev2019