14 mortos por coronavírus em África
Addis-Abeba, Etiópia (PANA) – Pelo menos 14 pessoas sucumbiram à pandemia do coronavírus (Covid-19), em 31 países africanos, dos cerca de 530 casos confirmados até quarta-feira, 18 de março, segundo o Centro Africano de Luta e Prevenção contra Doenças (CDC-África).
A rápida despistagem dos casos e a sua intensificação em África traduzem, no entender do CDC-África, "níveis de preparação elevados para impedir uma propagação incontrolada do vírus".
O pessoal do CDC-África reuniu-se com peritos chineses para a partilha de informações sobre a localização dos contactos.
Trata-se de uma visioconferência China-África sobre o Covid-19 que permitiu a peritos chineses partilhar a experiência do seu país em matéria de luta contra a doença, responder e discutir sobre questões apresentadas pelas peritos africanos.
As 14 mortes relatadas estão situadas em quatro dos 31 países africanos afetados, precisou o CDC-África num relatório pormenorizado sobre o vírus.
O CDC-África diz estar a trabalhar com todos os países afetados, para reforçar o controlo e mobilizar laboratórios e qualquer outro apoio se necessário.
A Argélia registou três mortes devidas ao coronavírus em 55 casos confirmados, enquanto o Egito tem quatro mortes em 166 casos.
Por sua vez, o Sudão registou uma morte, enquanto dois outros óbitos foram registados em Marrocos, que tem 33 casos confirmados.
O CDC-África diz igualmente estar a fazer esforços para adquirir stocks de materiais médicos de emergência, incluindo testes de diagnóstico do Covid-19, scanners para medição da temperatura e outros materiais médicos que podem ser utilizados para equipar rapidamente os países africanos.
-0- PANA AO/MA/NFB/IS/FK/IZ 19março2020