Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - Um valioso cinto de boxe pertencente ao ex-Presidente sul-africano, Nelson Mandela, acaba de ser roubado na sua famosa casa em Soweto (nordeste), confirmou quarta-feira a Polícia sul-africana.
Desaparecido provavelmente no início de julho em curso, o cinto em apreço foi dado ao ex-Presidente Mandela por um ex-campeão mundial de Sugar Ray Leonard, na década de 1990, e estava guardado à chave na sua casa sita na rua Vilikazi e visitada por milhares de turistas todos os anos.
O pessoal que cuidava da casa não consegue dizer exatamente quando o cinto foi tirado de lá futivamente, mas só diz ter-se apercebido muito tarde que a fechadura da sala, onde o mesmo estava quardado, foi adulterada.
Nenhuma pessoa foi detida desde que o roubo foi denunciado à Polícia de Orlando.
A rua Vilikazi é a única no mundo a acolher as residências de dois Prémios Nobel, designadamente Nelson Mandela, falecido em 2013, e o arcebispo Desmond Tutu, falecido em 2021, ambos vizinhos e bons amigos.
Primeiro Presidente negro da África do Sul (1984 a 1989), Mandela foi um fervoroso pugilista amador durante a sua juventude, e tinha numerosos amigos pugilistas lendários, nomeadamente Muhammad Ali (Estados Unidos), que se deslocou à África do Sul em 1995 para o encontrar.
-0- PANA CU/MA/BAI/IS/MAR/DD 13julho2022