Agência Panafricana de Notícias

União Africana envia missão de observação ao Quénia

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - A União Africana (UA) anunciou o desdobramento da sua primeira missão de observação a longo prazo ao Quénia, onde eleições estão previstas para março de 2013.

A presidente da Comissão da União Africana (CUA), Nkosozana Dlamini-Zuma, aprovou o desdobramento de observadores a longo prazo incluindo peritos para efetuar uma avaliação em profundidade do processo eleitoral queniano, anunciou segunda-feira a UA.

"É um primeiro passo para a institucionalização da Metodologia de Observação a longo prazo da União Africana e uma resposta aos apelos do Conselho de Paz e Segurança da UA a Missões de Observação a Longo Prazo mais aprofundadas, completas e globais", anunciou a UA.

Esta missão vai informar o continente sobre os primeiros desenvolvimentos políticos nos países que organizam eleições, para que a Comissão possa tomar as medidas de prevenção necessárias com vista a garantir a estabilidade política do continente, segundo a UA.

A equipa vai chegar ao Quénia a 10 de janeiro e terminará a sua missão a 15 de março de 2013.

As eleições de 2007 desembocaram numa luta pelo poder entre o principal opositor, Raila Odinga,e o Presidente cessante, Mwai Kibaki.

Os resultados das eleições foram contestados e a UA realizou a sua primeira operação política maior assegurando a mediação das negociações que desembocaram na formação dum novo Governo sob a liderança do ex-Secretário-Geral das Organização das Nações Unidas, Kofi Annan.

A missão vai manter contacto permanente com a CUA e apresentará relatórios semanais à sua presidente através da Unidade para a Democracia e Assistência Eleitoral antes das eleições de 04 de março de 2013.

O desdobramento duma primeira missão deste género pela UA está conforme com os principais instrumentos democráticos e eleitorais da UA, como a Carta Africana sobre Democracia, Eleições e Governação.

O Quénia ainda não ratificou esta carta, que defende princípios mais amplos em matéria de democracia e governação e visa a independência total do sistema judicial e a liberdade da imprensa.

-0- PANA AO/SEG/FJG/JSG/MAR/TON 25dez2012