UA envia missão de observação de eleições à Nigéria
Cartum, Sudão (PANA)- A Comissão da União Africana anunciou o envio de uma equipa de 90 elementos, chefiada pelo antigo Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, para acompanhar as eleições marcadas para finais de Fevereiro na Nigéria.
Num comunicado à imprensa, a Comissão da União Africana (UAC) anunciou o lançamento da Missão de Observação Eleitoral da União Africana (MOEUA) para as eleições gerais de 25 de fevereiro de 2023 na Nigéria, afirmando que a equipa de observação eleitoral de curto prazo da missão era composta por 90 membros.
Esta missão inclui representantes de órgãos de gestão eleitoral, organizações da sociedade civil, peritos independentes, mulheres e jovens, bem como órgãos da UA, incluindo o Parlamento Pan-Africano e o Comité de Representantes Permanentes.
A MOEUA é apoiada por uma equipa de especialistas da CUA liderada pelo ex-Presidente Uhuru Muigai Kenyatta, da República do Quênia.
A declaração indica que os objetivos das missões são fornecer uma avaliação precisa e imparcial do processo eleitoral, incluindo o grau em que a condução das eleições cumpriu com os padrões regionais, continentais e internacionais para eleições democráticas e oferecer recomendações para melhorar futuras eleições com base nos resultados.
A equipa também visa contribuir para a solidariedade da UA e apoiar a consolidação da democracia, paz, estabilidade e desenvolvimento na Nigéria.
“No quadro do seu processo de observação na Nigéria, a MOEUA conversará com as várias partes envolvidas e observará a condução da votação.
Com base nas descobertas, a missão emitirá sua declaração preliminar sobre o processo eleitoral a 27 de fevereiro de 2023 em Abuja, disse o comunicado.
-0- PANA MO/RA/BAI/IS/SOC/MAR 15fev2023