Agência Panafricana de Notícias

TPI adia audiência de Rwandês acusado de violação

Nairobi, Quénia (PANA) – O Tribunal Penal Internacional (TPI) fixou para 17 de agosto próximo a audiência de acusação do Rrwandês Callixte Mbarushimana, acusado de violação e homicídio na RD Congo (RDC), anuncia a jurisdição um comunicado.

A Câmara Preliminar decidiu, a pedido do procurador-geral, adiar o início da audiência de acusação de 4 de julho para 17 de agosto.

« A Câmara tomou esta decisão na sequência dos atrasos causados pelas dificuldades técnicas encontradas durante o processo de manuseamento dos aparelhos eletrónicos apreendidos ao suspeito na altura da sua detenção. Estes aparelhos poderão conter informações justificativas, documentos úteis para a preparação da defesa ou outros elementos que poderão servir para a acusação”, indica o comunicado.

Mbarushimana, de 47 anos de idade, foi transferido para o TPI a 25 de janeiro passado pelas autoridades francesas.

Ele foi preso depois que um mandado de captura internacional foi lançado pela Câmara Preliminar, a 28 de setembro de 2010, que o acusa de ser, desde julho de 2007, o secretário- executivo das Forças Democráticas para a Libertação do Rwanda.

Mbarushimana deve responder por várias acusações incluindo as de crimes contra a humanidade, homicídio, tortura, violação e crime de guerra cometidos na RD Congo em 2009.

-0- PANA AO/BOS/FJG/AAS/SOC/MAR/IZ 1junho2011