Secretário de Estado americano visita Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) - O secretário de Estado para a Defesa dos Estados Unidos, Mark Esper, é aguardado quarta-feira, em Túnis, no quadro de um périplo magrebino que o conduzirá a vários países do Magrebe, soube-se de fonte militar americana, na capital tunisina.
Esper vai encontrar-se com o Presidente tunisino, Kaïs Saïed, e com o ministro da Defesa tunisino, Brahim Bartagi, segundo a mesma fonte.
Na quinta-feira, rumará para Argélia, naquela que será a primeira visita de um secretário de Estado americano desde a de Donald Ramsfield, em 2006.
A última etapa desta digressão será reservada a Marrocos, onde é aguardado sexta-feira, para participar nas manobras militares "Leão Africano" que decorrem todos os anos sob a liderança do Africom. Estas manobras foram canceladas este ano por causa da covid-19.
O Presidente tunisino Kais Saeid recebeu, a 9 de setembro, o comandante do Africom (Comando Militar dos Estados Unidos em África), general Stephen Tawnsend.
Durante a reunião, os dois homens discutiram sobre como reforçar a cooperação bilateral entre a Tunísia e os Estados Unidos, em vários domínios, incluindo a luta contra o terrorismo.
A cooperação militar entre os dois países materializou-se particularmente na segurança das fronteiras e no reforço das capacidades práticas da instituição militar tunisina nas áreas de formação, exercícios e informação.
A Tunísia é considerada como um importante parceiro dos Estados Unidos na luta contra o terrorismo e Washington colocou à disposição de Túnis, desde 2011, 225 milhões de dólares americanos de assistência à segurança.
O ex-Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, concedeu à Tunísia o estatuto de país aliado essencial não membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).
O então Presidente tunisino visitou Washington de 20 e 21 de maio de 2015.
-0- PANA YY/IN/IS/MAR/IZ 29set2020