Túnis, Tunísia (PANA) – O Presidente tunisino, Kais Saied, renunciou a participar na 33.ª Cimeira da União Africana (UA), de 9 e 10 de fevereiro corrente em Addis Abeba, na Etiópia, por razões de saúde, soube a PANA de fonte oficial em Túnis.
Segundo um comunicado da Presidência tunisina, o chefe do Estado sofre duma inflamação aguda na garganta que lhe obriga a observar um repouso total de quatro dias, recomendado pel seu médico pessoal.
A Tunísia será representada em Addis Abeba pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Sabri Bachtobji.
Quarta-feira última, um comunicado da Presidência anunciou a viagem do novo chefe do Estado tunisino por Addis Abeba, que devia ser a sua primeira para a África Subsariana e a primeira participação numa cimeira continental.
A Tunísia, membro fundador da organização continental, garante, em 2020, a presidência rotativa da Liga dos Estados Árabes e tem assento, como o Níger, no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), enquanto membro não permanente.
Dominada pelos conflitos armados, nomeadamente na Líbia, no Sahel ou no Sudão do Sul, a cimeira decorerá sob o lema “Fazer calar as armas, criar condições favoráveis ao desenvolvimento de África.”
-0- PANA BB/JSG/MAR/DD 7fev2020