Parlamento tunisino prorroga destacamento de tropas tunisinos no Mali
Túnis, Tunísia (PANA) - A Assembleia dos Representantes do Povo Tunisino (Parlamento) aprovou, terça-feira à noite, duas decisões sobre a prorrogação do destacamento de uma unidade militar de transporte aéreo para o Mali.
Na mesma ocasião, o Parlamento tunisino aprovou igualmente envio de uma unidade de helicópteros para a República Centro-africana sob a bandeira das Nações Unidas.
Falando na sessão plenária do Parlamento, o ministro tunisino da Defesa, Brahim Bertéji, salientou que estas missões se inserem no quadro do artigo 6.º da Convenção das Nações Unidas que não necessita do uso da força nem da intervenção armada.
Indicou que a unidade de transporte aéreo militar é destacada no quadro do apoio prestado à Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização no Mali (MINUSMA).
"A eficácia da unidade tunisina foi comprovada no cumprimento da sua missão, um trabalho elogiado pelas Nações Unidas", regozijou-se.
Segundo Bertéji, as Nações Unidas solicitaram a prorrogação da missão da unidade tunisina de transporte aéreo por terem constatado que o desempenho desta última no Mali foi exitoso.
O número de militares tunisinos que participaram em missões onusinas, desde a independência da Tunísia, é de 10 mil 153.
Participaram em 23 missões sob as bandeiras das Nações Unidas e da União Africana, lembrou o ministro tunisino da Defesa.
A Tunísia participou nas missões de manutenção da paz no Congo (1962), na Somália (1991), no Camboja (1992) e no Rwanda (1993).
Enviou unidades de vigilância à Jordânia (1974), ao Sara Ocidental (1991), à África do Sul, no Haïti (1994) e na República Democrática do Congo (2001 e 2010), acrescentou.
O país participa atualmente com 23 oficiais como observadores e conselheiros no Mali, no Sudão do Sul, na República Centro-Africana e na República Democrática do Congo, disse o ministro.
-0- PANA YY/IN/JSG/DIM/DD 10fevereiro2021