Tripoli, Líbia (PANA) - A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) congratulou-se com a prorrogação, pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, do mandato da Missão independente de estabelecimento de factos na Líbia, por nove meses, soube a PANA de fonte oficial.
Também saudou a apresentação dum relatório desta Missão ao Conselho, na sua 50.ª sessão, de acordo com a fonte.
Num comunicado publicado segunda-feira à noite, a MANUL afirmou "apoiar plenamente" o trabalho e as conclusões da Missão de Estabelecimento dos Factos, essenciais para apoiar as exigências dos Líbios em matéria de verdade, justiça e responsabilidade."
Apelou a todos os atores, incluindo os Estados membros, para apoiarem o seu mandato, fornecendo informações e toda provas de violações do direito internacional dos direitos humanitários na Líbia.
O Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas , no final da sua 48.ª sessão, decidiu prorrogar o mandato da Missão independente de Estabelecimento dos Factos na Líbia, por nove meses, para permitir o cumprimento do seu mandato.
A sessão do Conselho dos Direitos Humanos analisou o relatório desta Missão, que evocou provas de crimes de guerra e de crimes contra a humanidade na Líbia, desde 2016, na sequência de um inquérito no terreno e nos países vizinhos.
-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 12out2021