OMS saúda progressos do Rwanda na cobertura sanitária
Kigali, Rwanda (PANA) – A Organização Mundial da Saúde (OMS) felicitou o Rwanda pelos esforços consideráveis envidados para desenvolver o seu sistema de cuidados de saúde a níveis comunitário e nacional.
Num comunicado transmitido à PANA, em Kigali, a OMS lembra que o Rwanda está a desenvolver vários programas de seguro-doença que visam os grupos específicos da população através de um Seguro-Doença Comunitário e da Prestação de Serviços Sanitários Comunitários.
Atualmente, o mais importante em termos de membros é o Sistema de Mutuais, com uma participação das famílias que cotizam anualmente, três mil francos rwandeses (3,2 dólares americanos) para cada membro da família.
Segundo o representante da OMS, no Rwanda, Kasonde Mwinga, a introdução do seguro-doença representa um progresso maior para garantir um acesso equitativo e barato aos serviços de cuidados sanitários para a população, nomeadamente para os mais pobres e outros grupos mais vulneráveis.
Segundo o comunicado, o quadro político e jurídico para o financiamento da saúde foi estabelecido, os mecanismos para proteger a população contra tratamentos sanitários catastróficos estão instalados enquanto a equidade foi integrada nos sistemas e programas de tratamentos sanitários.
Segundo as estatísticas oficiais, a Mutual de Saúde tem uma taxa de cobertura de 85 porcento, ou seja, mais de oito milhões de Rwandeses.
-0- PANA TWA/MA/NFB/TBM/FK/IZ 17dez2019