Kigali, Rwanda (PANA) - As precipitações entre março e maio, este ano, serão superiores à normalidade, entre 500 e 600 milímetros em várias partes das províncias ocidentais e de alguns distritos no sul do Rwanda, anunciou a Agência Meteorológica nas suas previsões publicadas segunda-feira em Kigali.
Esta pluviometria elevada poderá provocar inundações, desabamentos de terras, doenças de origem hídrica, a destruição de infraestruturas e outras doenças ligadas, alertou a agência.
Esta última instou as autoridades competentes a estabelecer estratégias preventivas e de atenuação para minimizar estes riscos de catástofe.
O fator principal que deverá influenciar o clima na região nos próximos três meses é a Temperatura na Superfície do Mar (SST) atualmente presente no Oceano Pacífico e que deverá ser positiva, mais fraca durante o período de previsão, segundo a agência.
O Governo rwandês considera as zonas húmidas como zonas de alto risco, que estão desprovidas de atividades humanas em nome da biodiversidade e da proteção do ambiente.
Desde dezembro de 2019, quase seis mil famílias residentes em zonas de alto risco e nas zonas húmidas foram evacuadas e realojadas em locais mais seguros em Kigali e nos seus arredores.
-0- PANA TWA/MA/NFB/IS/SOC/FK/IZ 03março2020