Trípoli, Líbia (PANA) - Dois médicos militares líbios participaram numa formação de alto nível sob o lema “Apoio Sanitário às Operações Militares”, soube a PANA de fonte oficial.
Trata-se de Ayman Mohamed Salman e Salem Makhzoum al-Routb, quadros do Órgão de Medicina Militar afeto ao Ministério da Defesa do Governo líbio de União Nacional, segundo um comunicado oficial desta instituição.
De acordo com a fonte, a formação consistiu na formação de indivíduos a fim de reforçar as suas capacidades no domínio do apoio sanitário em operações, aumentar conhecimentos e trocar experiências, com base em conferências sobre o apoio dos serviços sanitários nas operações militares e na evacuação médica aérea.
Também adquiriram conhecimentos em matéria de pesquisas na área de cirurgia e de medicina especial, de apoio à telemedicina, de papel da farmácia de defesa e de apoio de emergência, lê-se no documento.
Organizado pela Espanha por meio de técnicas de videoconferência, impostas pela pandemia do coronavírus (covid-19), a ação formativa inscreve-se no quadro das atividades multilaterais para o ano de 2020, por iniciativa do Grupo 5+5 de Defesa.
O Grupo 5+5 agrupa a Argélia, a Líbia, Marrocos, a Mauritânia, a Tunísia, do lado do sul do Mar Mediterrâneo, e a França, a Espanha, a Grécia, Malta e Portugal, do lado do sul, segundo um comunicado do Ministério líbio da Defesa.
-0- PANA BY/TBM/FK/DD 18nov2020