Líbia envia mensagem de condolências à Síria vítima de terramoto
Trípoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro líbio do Governo de Unidade Nacional, Abdelhamid al-Dbaiba, enviou uma mensagem de condolências ao seu homólogo sírio, Hussein Arnous, pelas vítimas do sismo devastador ocorrido segunda-feira última em regiões do oeste da Síria, soube a PANA de fonte oficial.
Al-Dbaiba ordenou ainda, segundo um comunicado do Gabinete de Imprensa do Primeiro-Ministro líbio, "o envio de ajuda humanitária composta por medicamentos, roupa de criança, tendas, cobertores e colchões, em apoio ao povo irmão sírio, abalado pelo tremor de terra que afetou as províncias do país."
Do seu lado, a ministra líbia dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Líbia, Najla al-Mangouch, expressou terça-feira, por telefone, ao seu homólogo sírio, Faisal al-Mekdad, as suas sinceras condolências e solidariedade para com as vítimas do devastador terramoto ocorrido no norte da Síria.
Num comunicado do seu ministério, al-Mangouch exprimiu a solidariedade do Estado líbio e o seu apoio à Síria "nesta difícil provação", frisando que a coordenação foi feita para o envio da ajuda humanitária de emergência aos sírios.
O número de mortos desta catástrofe natural, de magnitude 7,8 que sacudiu a Turquia e a Síria segunda-feira, subiu para 4.544 mortos terça-feira, de acordo com um novo balanço divulgado pela Afad, a agência oficial de socorro da Turquia.
O saldo de mortos aumentou para mais de 1000, elevando o total na Turquia e na vizinha Síria a 6.256, numa série de tremores de terra.
Na mesma senda, deslocou-se à Turquia uma equipa de 55 técnicos líbios sob a tutela da Autoridade de Segurança Nacional da Líbia, equipados com sistemas de apoio e desenvolvimento de serviços terapêuticos, medicina militar, medicina de apoio e emergência, e investigação criminal.
Os técnicos líbios participarão em trabalhos de salvamentos e recuperação já em curso na Turquia, além do envio de ajuda humanitária em apreço.
-0- PANA BY/IS/SOC/MAR/DD 08fev2023