Lomé, Togo (PANA) – Casos suspeitos de gripe aviária foram detetados numa fazenda em Klémé, na prefeitura de Zio, no norte de Lomé, informou o Governo num comunicado enviado à PANA.
“Há uma forte suspeita da presença do vírus da gripe aviária”, indica o comunicado divulgado terça-feira pelos Ministérios da Agricultura e da Saúde, depois de amostras recolhidas na fazenda e enviadas a um laboratório especializado na Itália.
Segundo o Governo, o responsável da fazenda, depois da morte de quase 50 por cento das suas aves, a 3 de junho corrente, denunciou os casos às autoridades sanitárias da região.
Sem esperar pelos resultados do laboratório, o Governo tomou medidas adequadas para a segurança sanitária, nomeadamente o abate, a incineração e o enterro dos cadáveres de aves.
Figuram ainda, entre estas medidas, a destruição de ovos, a desinfeção de capoeiras e armazéns, o isolamento do aviário e o fechamento, por 30 dias, de mercados de aves nas zonas circundantes.
O Togo enfrenta frequentemente este tipo de casos e toma medidas de segurança e sanitárias para prevenir a propagação da gripe aviária.
Também indeniza criadores de aves lesados, refere-se.
-0- PANA FAA/IS/MAR/DD 09junho2021