Cabo Verde apoia formação profissional de jovens de São Tomé e Príncipe
Praia, Cabo Verde (PANA) - Cabo Verde e São Tomé e Príncipe assinaram, quarta-feira, um memorando de entendimento, para o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) cabo-verdiano apoiar a formação profissional de jovens deste país lusófono do Golfo da Guiné.
Segundo informação divulgada pelo IEFP, este memorando de entendimento foi assinado pela instituição cabo-verdiana e pelo embaixador de São Tomé e Príncipe em Cabo Verde, Carlos Gomes.
O documento visa "reforçar a cooperação e parceria" não apenas no âmbito da formação profissional, como também a nível da promoção do emprego e do empreendedorismo, para "aumentar e melhorar as condições de vida dos cidadãos dos dois países".
Da parte de São Tomé e Príncipe, o embaixador destacou que o entendimento rubricado vai permitir aos jovens deste país, beneficiarem de formação profissional pelo IEFP de Cabo Verde e garantir-lhes uma "melhor inserção profissional".
No quadro do memorando assinado, na capital cabo-verdiana, será também possível aos jovens de São Tomé e Príncipe, com negócios criados, em Cabo Verde, acederem à assistência técnica prestada pelo IEFP na formalização dos seus negócios e reforço das suas competências empresariais.
O IEFP é um organismo público cabo-verdiano que tem como atribuições a promoção do emprego e o desenvolvimento da formação profissional, tendo o apoio por parcerias estabelecidas com entidades congéneres de Portugal, Espanha e Brasil, entre outras.
O organismo assume a responsabilidade de promover a qualificação profissional da população, através da oferta de formação profissional, inicial e contínua, certificadas e relevantes para a modernização da economia, bem como de incentivar as entidades privadas acreditadas à realização de ações de formação profissional para modernização do tecido económico cabo-verdiano.
-0- PANA CS/IZ 05nov2020