Rwanda acolhe refugiados bloqueados na Líbia
Kigali, Rwanda (PANA) – O Rwanda acaba de assinar um protocolo de acordo com a União Africana (UA) para o acolhimento e a proteção dos refugiados e requerentes de asilo bloqueados atualmente em centros de detenção na Líbia, soube a PANA de fonte oficial em Kigali.
O protocolo de acordo tem por objetivo estabelecer um mecanismo de trânsito de emergência (ETM, sigla em inglês) no Rwanda para os refugiados e requerentes de asilo bloqueados na Líbia, revela um comunicado conjunto divulgado em Kigali.
Em virtude deste documento, um primeiro grupo de 500 pessoas desejosas de proteção internacional, entre as quais cidadãos do Corno de África, crianças e jovens, será evacuado para a capital rwandesa.
Tão logo que elas cheguem, o Alto Comissariado para os Refugiados (ACNUR) encontrará soluções para elas.
Esta iniciativa acontece depois da oferta feita pelo Rwanda, em 2017, de acolher 30 mil emigrantes africanos bloqueados na Líbia.
Segundo este protocolo, os voos de evacuação devem arrancar nas próximas semanas e serão efetuados em consonância com as autoridades rwandesas e líbias.
A UA oferecerá uma assistência para as evacuações, mobilizar recursos e fornecer um apoio estratégico político em matéria de formação e de coordenação.
Alguns vão beneficiar dum acolhimento num país terceiro, ao passo que outros serão encorajados a voltar aos países onde o asilo lhes foi antes concedido, ou regressar aos seus países de origem, se não tiverem nenhum receio, revela o comunicado.
Os últimos relatórios indicam que o ACNUR já evacuou perto de quatro mil e 400 mil pessoas da Líbia para outros países, desde 2017.
Atualmente, um outro grupo de quatro mil e 700 pessoas está detido em condições deploráveis e em centros de detenção na Líbia.
O ACNUR revela que estas pessoas necessitam urgentemente de segurança, proteção e assistência humanitária.
A instituição onusina exortou, além disso, a comunidade internacional a mobilizar recursos para a aplicação do protocolo deste acordo.
-0- PANA TWA/MA/ASA/JSG/MAR/DD 10set2019