Tripoli, Líbia (PANA) - Quarta-feira é o último dia marcado para a evacuação dos cidadãos líbios que ainda se encontram na Ucrânia, onde a guerra continua a alastrar-se desde a ofensiva lançada pela Rússia, anunciou a comissão encarregada de assegurar as operações de repatriamento.
Numa publicação da Embaixada da Líbia na Ucrânia relatada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Líbia, a comissão declinou qualquer responsabilidade pelas consequências que possam resultar do desejo de alguns cidadãos líbios de permanecer na Ucrânia ou em países vizinhos depois deste anúncio.
A 10 de março, 1.200 cidadãos líbios residentes na Ucrânia foram evacuados, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da Líbia.
Um primeiro grupo de 529 cidadãos foi evacuado de Kiev, 341 num segundo, 79 no terceiro, depois 75 e 42 Líbios e 139 outros foram evacuados da cidade de Odessa e Kharkiv, 49 e 95 cidadãos da cidade de Oraya e outros 22 da cidade de Sumy, perfazendo um total de 1.200 evacuados da Ucrânia para países vizinhos via Polônia, Eslováquia e Roménia.
Desde o início da ofensiva da Rússia na Ucrânia, a 24 de fevereiro, mais de três milhões de pessoas deixaram o país enquanto a guerra continua entre os dois países.
-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 15março2022