Líbia homenageia finado Abdelaziz Bouteflika
Trípoli, Líbia (PANA) – O vice-presidente do Conselho Presidencial líbio, Moussa al-Kouni, prestou homenagem ao ex-Presidente argelino, Abdelaziz Bouteflika, falecido sexta-feira última à noite, aos 84 anos de idade.
"Bouteflika faleceu em silêncio, deixando ao seu país um legado de coesão e harmonia. Ele tirou a Argélia da sua hesitação, deixando-a na glória, após 10 anos de errância e rutura”, escreveu al-Kouni num tweet.
A seu ver, Bouteflika foi um modelo de sabedoria de liderança face aos distúrbios, como (Habib) Bourguiba, Presidente da Tunísia de 1957 a 1987.
Como este último, o finado chefe do Estado tunisino deveria ser um símbolo absoluto, se não fosse tão apegado ao poder, disse o vice-presidente do Conselho Presidencial líbio, apresentando finalmente as condolências do seu país à Argélia.
Sétimo Presidente da Argélia, após a sua independência em 1962 da França, Bouteflika assumiu a Presidência da da República em 1999.
Foi igualmente o Presidente argelino que mais tempo ficou no poder, até 2019, data em que ele se demitiu da Magistratura Suprema, devido a manifestações populares opostas à sua vontade de disputar um quinto mandato presidencial.
A estes desaires se junta sequelas de um acidente Vascular Cerebral (AVC) de que foi vítima, antes de deixar o poder.
-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/DD 19setembro2021