Kigali, Rwanda (PANA) - Desportos de contacto foram autorizados quarta-feira no Rwanda, mas ginásios e piscinas permanecem fechados em conformidade com as restrições impostas no quadro do combate ao coronavírus (covid-19), anunciou o ministro rwandês dos Desportos.
Esta decisão, em vigor no início desta semana, autoriza a retomada dos desportos de contacto, mas, segundo o ministro dos Desportos, as salas de fitness (ginásio) e piscinas interiores continuam fechadas no quadro das restrições sanitárias.
Peritos sanitários sublinham que o risco de contaminação pela covid é mais elevado à porta-fechada, nomeadamente em lugares cheios de gente mas sem bastante ar.
Ginásios, indica o governante rwandês, estão cheios de lugares favoráveis para múltiplos contactos físicos.
Por isso, acrescentou, cada barra levantada por uma pessoa aumenta a probabilidade de se tocar numa superfície contaminada, e os riscos variam consoante as taxas de contaminação da pandemia na comunidade, mas igualmente da dimensão e da intensidade das atividades praticadas em salas de ginásio.
O Governo rwandês suspendeu, a 15 de março último, atividades desportivas, nomeadamente treinos, competições e eventos desportivos no país, após a imposição dum confinamento estrito para a contenção da propagação da pandemia.
-0- PANA TWA/RA/BAI/IS/FK/DD 1out2020