Agência Panafricana de Notícias

CAF e UA sublinham papel do futebol na promoção da paz

Joanesburgo, África do Sul (PANA) – Na perspectiva do Campeonato Africano das Nações (CAN), que tem início sábado na África do Sul, a Confederação Africana de Futebol (CAF) e a União Africana (UA) ressaltaram o papel do futebol na promoção da paz, da educação e da estabilidade no continente.

Segundo a CAF, as duas organizações reafirmaram o seu compromisso comum a favor da promoção da paz graças ao poder do futebol.

Durante uma cerimónia, o Secretário-Geral da CAF, Hicham El Amrani, o Comissário da UA para os Assuntos Sociais, Kaloko Mustapha, e o Secretário Executivo da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD), Ibrahim Mayaki, dirigiram-se a crianças entusiastas do subúrbio de Alexandra, em Joanesburgo.

O Secretário-Geral da CAF, Hicham El Amrani, reiterou o compromisso da CAF a trabalhar com a União Africana, não apenas na promoção do futebol, mas também no desenvolvimento dos futuros líderes do continente.

"O evento de hoje diz respeito à nossa parceria com a União Africana no âmbito da campanha +Ajamos para a Paz+. Lançamos este evento junto dos rapazes e das raparigas, não só no subúrbio de Alexandra, mas também em todo o continente africano. Esta campanha está centradaliza no trabalho de equipa, na tolerância, na educação e acreditamos que o futebol encarna estes valores. Existe uma grande sinergia entre o futebol e esta causa", disse Hicham El Amrani.

Por sua vez, o Comissário da UA para os Assuntos Sociais, Kaloko Mustapha, disse que "temos de levar o futebol além dos terrenos de jogo. A CAF e a UA devem trabalhar em estreita colaboração para se assegurar que utilizemos o futebol como instrumento potente para promover a paz no nosso continente".

Falando nesta ocasião, o Secretário Executivo da NEPAD, Ibrahim Mayaki, agradeceu "à CAF pela sua contribuição a esta causa. O desporto, o futebol nomeadamente, contribui para a criação de objetivos e de valores comuns entre as sociedades divididas. O desenvolvimento de África é tributário da qualidade dos seus futuros dirigentes".

Duas dezenas de crianças do subúrbio de Alexandra foram selecionadas para participar na campanha "Ajamos para a Paz", durante a ceremónia de abertura do Campeonato Africano das Nações prevista sábado no estádio Soccer City de Joanesburgo.

-0- PANA SEG/AKA/TBM/IBA/CJB/TON 19jan2013