Programa americano desenvolve setor agrícola no Togo
Lomé, Togo (PANA) - Um programa americano, Food For Progress (Alimentos para o progresso) disponibilizou 29.800.000 dólares para o Togo a fim de desenvolver o setor da horticultura, soube a PANA de fonte oficial.
O fundo foi entregue a uma organização filantrófica baseada no Togo, Lutheran Worl Relief, selecionada para implementar este programa amingo de práticas agrícolas sustentáveis, com o fito de melhorar a segurança alimentar e favorecer o crescimento económico no país, segundo a mesma fonte.
O Togo, que beneficia pela primeira vez dum financiamento do Food For Progress, será assistido para melhorar os seus sistemas agrícolas com o fito de reforçar a sua indústria hortícola, de acordo com um comunicado da missão diplomática norte-americana no país.
A promoção de uma produtividade acrescida, a melhoria da gestão pós-colheita e o alargamento do acesso ao mercado para agricultores e produtores togoleses também são as metas do empreendimento, segundo a mesma fonte.
Graças a este projeto, lê-se no documento, o setor hortícola deverá conhecer um crescimento significativo, favorável à resiliência económica e ao desenvolvimento sustentável.
O programa Food for Progress é reconhecido, há muito tempo, como sendo uma iniciativa essencial para apoiar os esforços dos países no mundo para melhorar os sistemas agrícolas e estimular economias rurais, refere a nota.
-0- PANA FAA/JSG/DD 24outubro2023