Detenção do ex-Presidente Aziz domina imprensa na Mauritânia
Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A imprensa na Mauritânia comentou extensivamente esta semana a detenção do ex-Presidente Mohammed ould Abdel Aziz, no âmbito de um inquérito preliminar anticorrupção sobre os 10 anos da sua governação.
A investigação foi despoletada por um relatório de várias centenas de páginas elaborado por uma Comissão de Inquérito Parlamentar (CIP) e entregue à Justiça, a 5 de agosto corrente.
Na sua edição de quarta-feira, o semanário "Le Calame" traz como manchete em primeira página uma matéria com o título "Luta contra má gestão: todos culpados", observando que, "desde que o CIP emitiu o seu relatório questionando a gestão de Mohamed ould Abdel Aziz, assiste-se a uma grande confusão sobre a extensão do desastre".
"É um verdadeiro escândalo que a imprensa e as redes sociais estão a espalhar, pondo em evidência todo o passivo do 'Presidente dos pobres'. Os Mauritanos estão ansiosos em descobrir a verdade, toda a verdade, na esperança de recuperar os seus bens pilhados", enfatiza o jornal.
Por seu lado, o "Initiatives News" fala de "corrupção e tráfico de influência" num editorial, e acredita que "o relatório do CIP permitiu pôr em evidência uma amostra bastante representativa de práticas mafiosas que podem ser atribuídas sem hesitação a um Estado vadio".
"Cada dia traz o seu lote de revelações incríveis, testemunhos, alguns dos quais vêm de membros do sistema que testemunharam o passivo", comenta a "Initiatives News".
Por seu turno, o "Al Akhbar" relança o apelo do advogado francês do antigo chefe de Estado, David Rajjou, solicitando "uma intervenção do Presidente Mohamed Sheikh El Ghazouani, na sua qualidade de garante do respeito pelas disposições constitucionais, para a libertação do seu cliente".
Este apelo teve como argumento o facto de que Aziz foi detido "em violação do artigo 93 da lei fundamental, que concede imunidade ao Presidente da República por infrações cometidas no exercício das suas funções.
-0- PANA SAS/JSG/SOC/DIM/IZ 22agosto2020