Parlamento líbio saúda papel da UA na estabilização da Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) – O Presidente da Câmara dos Representantes (Parlamento), Aguila Saleh, saudou o papel da União Africana (UA) na estabilização da Líbia e no estabelecimento das regras da democracia através de um processo pacífico.
Saleh prestou-lhe igualmente homenagem durante um encontro, quinta-feira em al-Qoubba (leste), com o chefe da delegação da União Africana, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Congo-Brazzaville Jean-Claude Gakosso.
Saudou os esforços incansáveis da UA para iniciar a reconciliação nacional entre o povo líbio, reunir as partes e preparar a fase eleitoral.
A reunião entre Saleh e Gakosso ocorreu na presença da delegação da União Africana e do presidente da Comissão dos Negócios Estrangeiros e Cooperação internacional na Câmara dos representantes, Youssef al-Agouri, segundo o porta-voz oficial da referida instituição, Abdallah Blihak.
Por sua vez, o chefe da delegação da União Africana, cujo país preside ao Comité de Alto Nível da UA para a Líbia, sublinhou que "o dossier líbio é de grande interesse e está ao mais alto nível da presidência da organização continental.
Gakosso lembrou igualmente que a União Africana trabalha durante anos para tirar o povo líbio da sua crise, frisando que a reconciliação nacional é a única solução para se sair de todas as crises que atravessa a Líbia.
O governante congolês chegou segunda-feira última à Líbia onde ocorreu se reuniu em Tripoli com responsaveis de alto nível para apresentar uma proposta de reconciliação nacional da União Africana.
-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 24junho2022