Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O rei Zulu King Goodwill Zwelithini morreu sexta-feira última, aos 72 anos de idade, vítima de uma longa doença, soube a PANA de fonte oficial.
O rei da nação zulu da África do Sul vinha sofrendo de diabetes há muito tempo, informou Mangosuthu Buthelezi, primeiro-ministro tradicional do monarca.
"É com profunda dor que devo informar a nação sobre a morte da sua majestade o rei. Tragicamente, enquanto permaneceu no hospital, a saúde de sua majestade piorou e ele morreu nas primeiras horas da manhã" da sexta-feira última, acrescentou Buthelezi em nome da família real.
Agradeceu à nação as suas "constantes orações e apoio em momentos difíceis."
Por sua vez, a Aliança Democrática (DA, sigla em ingles), partido da oposiçã oficial, o rei Zwelithini foi uma figura importante e influente na vida política e cultural da África do Sul ao longo das últimas cinco décadas.
"As nossas sinceras condolências às suas viúvas e filhos, à família real zulu e ao povo zulu neste momento de luto. Que encontrem conforto e forças enquanto choram o seu líder", disse John Steenhuisen, chefe da DA.
O rei Zwelithini chegou ao trono em 1968 após a morte do seu pai, o rei Ciprian Bhekuzulu kaSolomon.
Governou como um chefe tradicional em virtude da Constituição, refere-se.
-0- PANA CU/MA/NFB/JSG/DIM/DD 12março2021