Kigali, Rwanda (PANA) – As fortes chuvas, que inundaram várias províncias do Rwanda nos últimos dois dias, fizeram pelo menos seis mortos, dos quais duas pessoas atingidas pelo raio, e 29 feridos em oito distritos principalmente afetados, confirmou quarta-feira em Kigali, um alto responsável do Ministério da Gestão de Catástrofes e Assuntos de Refugiados.
Segundo o secretário permanente do Ministério, Olivier Kayumba, pelo menos 78 casas foram danificadas, para além de outros bens e estradas secundárias destruídas em Burera e Gakenke (norte), Ruhango (sul), Gasabo (cidade de Kigali), Nyagatare (nordeste) e Ngororero.
Este último é um distrito montanhoso do oeste do Rwanda que foi o mais afetado.
"Os danos causados pelas fortes chuvas e por outras catástrofes conexas devem ainda ser avaliados”, declarou Kayumba.
Chuvas moderadas a fortes deverão continuar esta semana em várias províncias do Rwanda, segundo a Agência Meteorológica Rwandesa.
As estatísticas do Ministério da Gestão das Emergências (MINEMA) mostram que 70 pessoas foram mortas em todo o país entre janeiro e setembro de 2019, devido a catástrofes naturais no Rwanda.
Em 2018, o Rwanda perdeu 204 biliões de francos rwandeses (ou seja 224 milhões de dólares americanos), devido a catástrofes naturais, enquanto os danos para 2017 estiveram avaliados em 73 milhões de dólares americanos.
-0- PANA TWA/VAO/ASA/BEH/FK/IZ 5mar2020