Bamako, Mali (PANA) – Uma Maliana, Mama Koité Doumbia, foi eleita, a 29 de abril último, por unanimidade, presidente do Conselho de Direção do Fundo para Vítimas Reconhecidas pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), soube a PANA de fonte oficial em Bamako.
Mama Koité Doumbia dirige além disso a organização a Rede de Comunicação e Desenvolvimento das Mulheres Africanas (FEMNET, sigla em francês, sendo igualmente membro do Conselho Económcio, Social e Cultural da União Africana, onde representa a África Ocidental.
Num comunicado, o ministro da Justiça e Direitos Humanos, Malick Coulibaly, endereçou os parabéns do Governo e do povo malianos a Mama Koité Doumbia, por “esta brilhante eleição que honra o Mali e África inteira.”
Criada em 2004 pela Assembleia dos Estados partes no Estatuto de Roma, o Fundo apoia e implementa o programa de assistência em benefício das vítimas reconhecidas pelo TPI (Tribunal Penal Internacional).
De 70 anos de idade, Mama Koita é detentora dum diploma de estudos superiores em matéria de formação de jovens.
Exerceu no seu país a função de inspetora da juventude e dos desportos, e militou no movimento sindical.
Serviu igualmente no gabinete da coordenação das associações e Organizações Não Governamentais (ONG) do Mali (CAFO), uma das mais importantes organizações femininas do Mali.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 05maio2020