Três refugiados encontrados sem vida ao lardo das costas da Grécia
Atena, Grécia (PANA) - Três refugiados foram encontrados mortos ao nordeste da ilha grega de Mykonos, na sequência do naufrágio do seu barco ocorrido esta sexta-feira de manhã, anunciaram guardas costeiros gregos.
Segundo as primeiras informações, trata-se de duas mulheres e de um homem cujas nacionalidades não foram especificadas pelas autoridades competentes gregas.
Uma operação de busca e salvamento está em curso para tentar reencontrar três outras pessoas que, segundo dois sobreviventes intercetados e assegurados por guardas costeiros, viajavam com eles.
Dois navios dos guardas costeiros gregos, um helicóptero e veículos terrestres estão mobilizados para o efeito, segundo a mesma fonte.
Há vários dias, emigrantes tentam passar direitamente, a partir das costas turcas, para a Itália, tomando uma nova rota que atravessa as Cicladas, um grupo de ilhas no norte do Mar Egeu, um mar interior da bacia do Mar Mediterrâneo situado entre a Europa e a Ásia. Estende-se da Grécia, a oeste, até à Turquia, a leste.
Trata-se de ilhas que atraem, em cada verão, milhares de turistas.
Este novo itinerário visa, segundo Organizações Não Governamentais (ONG), evitar as ilhas do norte do Mar Egeu onde se multiplicam testemunhos, reforçados por vídeos, de expulsões pela Grécia de emigrantes.
Porém, a Grécia rejeita sempre estas acusações, apesar dos testemunhos constantes dos emigrantes e relatórios de ONG.
Segundo regras europeias nesta matéria, o primeiro país de entrada de um emigrante na União Europeia deve aceitar o pedido de asilo deste último.
-0- PANA YY/IN/JSG/DD 26maio2023