Nações Unidas preocupadas com democracia na Tanzânia
Genebra, Suíça (PANA) - O Gabinete dos Direitos Humanos das Nações Unidas em Genebra (Suíça) declarou, na terça-feira acompanhar com preocupação a diminuição do espaço democrático na Tanzânia, com relatos de intimidação, assédio, prisões arbitrárias e ataques físicos contra opositores políticos, jornalistas, mulheres defensoras dos direitos humanos e outros ativistas.
"Esta repressão de vozes dissidentes intensificou-se à medida que se aproximam as eleições. Os direitos à liberdade de expressão e à participação política devem ser defendidos e não reprimidos ”, declarou, na véspera das eleições presidenciais, legislativas e locais na Tanzânia, a porta-voz da Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Ravina Shamdasani.
As eleições ocorrerem nesta quarta-feira na Tanzânia.
"Estamos particularmente alarmados com relatos de que três pessoas foram mortas na noite passada e que outras ficaram feridas na ilha de Pemba, no arquipélago de Zanzibar, onde a polícia disparou com balas reais durante confrontos com apoiantes da oposição", LAMENTOU.
Exortou às autoridades a fazerem com que uma investigação rápida, transparente e independente seja realizada sobre este incidente.
Apelou a todos os atores para se absterem de quaisquer atos de violência.
"Instamos todos os atores abrangidos a velarem para que as eleições sejam conduzidas de forma pacífica, inclusiva e participativa, e que as pessoas possam votar sem medo nem intimidação", concluiu.
-0- PANA AR/AKA/IS/MAR/DD 27outubro2020