Festival internacional de cinema inicia-se em São Tomé e Príncipe
São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - Um Festival Internacional de Cinema (FestFilm) inicia-se esta quarta-feira em São Tomé e Príncipe, soube a PANA de fonte oficial.
Durante o evento, serão exibidas 30 longas e curtas metragens de realizadores europeus e africanos, uma iniciativa que promove o cinema, a língua e a cultura lusófonos, segundo a mesma fonte.
“Temos tido a preocupação de inovar, ano após ano, fazer algo diferente para que todas as edições não sejam iguais“, disse terça-feira Hamilton Trindade, diretor do FestFilm, numa conferência de imprensa, no Centro Cultural Português, um dos palcos da exibição dos filmes.
“Uma das maiores dificuldades que sempre tivemos é angariar filmes do continente africano pelo que o problema foi ultrapassado nesta (quinta) edição”, regozijou-se.
Serão apresentadas 10 sessões onde serão exibidos 30 filmes, dos quais quatro da autoria de jovens realizadores são-tomenses, formados no âmbito do programa “Film Lab” patrocinado pelo Tela Digital Media Group.
Este ano destaca-se a exibição de filmes produzidos no Quénia, em Cabo Verde, em Portugal, na Itália na Espanha, no Brasil e na Bélgica.
A sessão de abertura será marcada por um filme intitulado "Daniel & Daniela” duma jornalista, Sofia Pinto Coelho, da Televisão Portuguesa SIC.
O filme "Daniel & Daniela" retrata a história duma jovem rapariga que revisita as suas raízes em vários países africanos lusófonos de expressão portuguesa, após o fim da colonização portuguesa.
“Os objetivos do Festfilm estão muito alinhados com aquilo que é também o mandato do Centro Cultural Português: a promoção da língua e da cultura lusófonas. Valorizamos esta iniciativa“, afirmou Paula Pereira, adida de cultura da embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe.
É sempre uma satisfação trabalhar-se numa programação tão variada, tanto público infantil como adulto, segundo Leila Quaresma, diretora do Centro Cultural Brasil São Tomé e Príncipe, que acolherá o encerramento da quinta edição do FestFilm.
São Tomé Festfilm, que existe desde 2014, comemora, este ano de 2022, o oitavo aniversario da sua existência.
Para esta edição foram selecionados filmes que se debruçam sobre a educação ambiental.
-0- PANA RMG/DD 25out2022