Túnis, Tunísia (PANA) – A terceira edição do Festival do Cinema Documentário Mediterrâneo na Tunísia (DocuMed), que decorre de 08 a 11 de junho corrente, será este ano uma edição digital, devido à crise sanitária mundial da covid-19, indicaram os organizadores.
Organizada anualmente pela Associação Cinema Documentário da Tunísia, o evente prevê nesta edição a participação de 26 produções e coproduções de 15 países, designadamente Itália, França, Espanha, Marrocos, Grécia, Tunísia, Sérvia, Bósnia Herzegovina, Líbano, Alemanha, Argélia, Líbia, Egito, Suíça e Portugal.
Os assuntos tratados pelos filmes que participam nesta edição são consagrados a apostas de sociadades e políticas como aspetos antropológicos, culturais da região bem como as questões ligadas à defesa dos direitos das minorias marginalizadas, bem como às relações do homem com o ambiente.
Criado em 2018, na Tunísia, o DocuMed visa essencialmente promover o cinema documentário junto dos Tunisinos e favorecer as discussões entre profissionais, criadores e público num espírito de abertura sobre as diversidades antropológicas, culturais e sociais.
-0- PANA YY/IN/BEH/MAR/IZ 07junho2020F