Bujumbura, Burundi (PANA) - França convidou terça-feira o chefe de Estado do Burundi, Evariste Ndayishimiye, para participar na conferência internacional “virtual” de Paris e Londres sobre o clima, em dezembro próximo, informou a rádio pública de Bujumbura.
A próxima conferência online "Coronavirus obriga", enquadra-se no acompanhamento do acordo climático de Paris (COP21) que regista o seu quinto aniversário em dezembro, explicou o diplomata francês.
A COP21 ocorreu de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2015, com a participação do então Vice-Presidente do Burundi, Joseph Butore.
O acordo de Paris previa conter o aquecimento climático abaixo dos 2° C até 2100, em particular pela redução da rejeição de gases com efeito estufa na atmosfera.
O Burundi é considerado como um dos países menos industrializados e contribui com apenas 0,07 por cento das emissões globais de gases com efeito estufa.
Os ambientalistas do país estão especialmente preocupados com o aumento da vulnerabilidade aos efeitos negativos da mudança climática, às vezes secas prolongadas alternadas, às vezes inundações catastróficas.
-0- PANA FB/TBM/MAR/IZ 17nov2020