Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O chefe de Estado sul-africano e presidente em exercício da União Africana (UA), Cyril Ramaphosa, nomeou quatro enviados especiais para mobilizar apoios internacionais no quadro de África para fazer face aos desafios económicos da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Segundo um comunicado transmitido à PANA, trata-se da antiga ministra nigeriana das Finanças, Ngozi Okonjo-Iweala; do ex-presidente do Banco Africano de Desenvolvimento BAD), o Rwandês Donald Kaberuka, do ex-diretor-geral do Banco de Crédico Suíço, o Ivoiriense Tidjane Thiam, e do ex-ministro sul-africano das Finanças, Tevor Manuel.
Ramaphosa anotou que esta nomeação acelerará o processo de mobilização de apoios económicos a favor dos países africanos para lhes permitir resolver de maneira expedita a crise sanitária.
Eles terão por missão solicitar apoios rápidos e concretos, acrescentou Ramaphosa, frisando que o impacto de covid-19 necessita de uma ação internacional coordenada suscetível de ajudar todos os países a fazerem face eficazmente, mais particularmente os países em desenvolvimento, confrontados com a pobreza, desigualdade e o subdesenvolvimento.
As quatro personalidades possuem uma vasta e rica experiência, e uma rede de relações no seio da comunidade financeira internacional, argumentou.
-0- PANA BAL/TBM/FK/DD 13abril2020