Tunísia empenhada no trabalho africano comum para paz no continente
Túnis, Tunísia (PANA) - O ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Migração e Tunisinos no Estrangeiro, Othman Jerandi, reiterou esta quarta-feira o empenho do seu país no trabalho africano comum e na execução dos projetos africanos para realizar a paz e o bem-estar dos povos do continente.
Citado por um comunicado do Ministério tunisino dos Negócios Estrangeiros, Jerandi informou, durante uma intervenção por videoconferência, aos seus homólogos que participam no 37.º Conselho Executivo da União Africana (UA), sobre a realização, no início de novembro próximo na Tunísia do diálogo político interlíbio.
Quanto à posição da Tunísia sobre a questão líbia, Othman Jerandi, lembrou que o seu país continua neutro e que está a trabalhar para se chegar a uma solução política inter-líbia com base no respeito pela unidade e soberania da Líbia, longe das intervenções estrangeiras.
O chefe da diplomacia tunisina apelou aos países africanos para continuarem a apoiar o diálogo político entre as diferentes partes líbias com vista a uma Líbia segura, próspera e unida, de forma a contribuir para a instauração da paz na região e em toda África.
O Conselho Executivo da UA examina várias questões políticas, nomeadamente a ligada à reforma da organização pan-africana através da adoção duma nova estrutura da Comissão da União.
Também refletirá sobre as candidaturas africanas a postos internacionais através dum relatório da comissão de candidaturas, reunida a 12 de outubro corrente sob a presidência do ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Migração e Tunisinos no Estrangeiro, indica o comunicado.
-0- PANA YY/IN/TBM/FK/DD 14out2020