Túnis, Tunísia (PANA) - O Sindicato Nacional dos Jornalistas Tunisinos (SNJT) denunciou, num comunicado, domingo, agressões físicas e verbais contra profissionais de imprensa cometidas por membros do “comité de organização” da marcha do Movimento Ennahdha, realizada sábado último em Túnis, soube a PANA de fonte oficial.
O SNJT indicou que uma centena de jornalistas foi agredida no mesmo dia por membros do comité de organização da marcha do Ennahdha.
O sindicato precisou, por outro lado, que os jornalistas foram empurrados e agredidos verbal e fisicamente e vários foram vítimas de abusos e agressões sexuais, lê-se na nota.
Ao condenar estas agressões, que impedem os jornalistas de exercerem corretamente o seu trabalho, o SNJT denunciou o silêncio dos líderes do partido face a estas violações.
"Este silêncio traduz uma aprovação tácita pelos líderes do Movimento Ennahdha destas agressões e uma tentativa de aterrorizar os jornalistas no exercício da sua profissão, intervir nos seus trabalhos e confiscar a liberdade da imprensa”, deplorou o Sindicato.
Na mesma ordem de ideias, o movimento apelou ao Movimento Ennahdha para apresentar as suas desculpas aos jornalistas, visto que intrumentos jurídicos foram colocados à disposição das vítimas, para que possam intentar ações judiciais necessárias contra seus agressores.
-0- PANA YY/IN/IS/FK/DD 28fev2021