Rwanda alerta para segundo caso de vírus de Ébola no leste da RD Congo
Kigali, Rwanda (PANA) – Autoridades sanitárias rwandesas alertam para um segundo caso de vírus de Ébola em Goma, no leste da República Democrática do Congo (RDC), perto da cidade fronteiriça de Giyensi, situada do lado rwandês.
O segundo caso tem a ver com um homem de 46 anos de idade que deixou uma comunidade próxima de Bunia, na província de Ituri (leste), alertaram quarta-feira responsáveis sanitários.
Acrescentaram que o indivíduo é pai de 10 filhos, oriundo de Mongwalu, a 43 quilómetros de Bunia, a capital da província de Ituri.
A cidade de Goma assinalou o seu primeiro caso em meados de julho último, que concerne a um padre que se deslocou à cidade após o início da sintomatologia em Butembo (na mesma província) e equipas de intervenção acompanharam o homem durante um período de controlo de 21 dias, de acordo com as fontes.
Este novo caso evidencia o risco atual de propagação das zonas afetadas da RDC para zonas não fetadas pela epidemia. Goma representa uma localidade particularmente preocupante, pois a capital da província de Kivu-Norte possui quase dois milhões de habitantes e situa-se na fronteira com o Rwanda.
Num comunicado publicado no decurso da semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reiterou as suas preocupações relativas à transmissão local e duradoura e ao número elevado de novos casos do vírus de Ébola no leste da RDC.
A Epidemia de Doença do Vírus Ébola (EVD), nas províncias de Kivu-Norte e de Ituri, causou mil 756 mortos na data de 23 de julho último, ou seja a segunda maior epidemia desde a sua descoberta em 1976.
A OMS indicou, no início de julho, que a epidemia de doença do vírus de Ébola representa uma emergência de saúde pública de alcance internacional.
As últimas estimativas indicam que a 2 de julho de 2019, um total de dois mil 612 casos de doença do vírus de Ébola foi registado dos quais dois mil 518 casos confirmados e 94 prováveis, com mil 756 mortes.
-0- PANA TWA/VAO/AKA/BEH/SOC/FK/DD 31julho2019