Rwanda acumula 900 casos confirmados de covid-19
Kigali, Rwanda (PANA) - O Rwanda anunciou 22 novos casos de coronavírus, domingo, para um total de 900 casos confirmados, desde o início da epidemia em março de 2020, de acordo com a última atualização da situação desta doença pelo Ministério da Saúde.
Os primeiros casos, relativos a viajantes do estrangeiro, foram rastreados, mas, segundo informações partilhadas nesta semana, nota-se o início duma transmissão comunitária do vírus, neste país da África Oriental, onde autoridades já ordenaram o confinamento de dois distritos rurais e isolados afetados pela pandemia na parte ocidental do país, e de sete bairros (distritos) da capital.
Falando durante numa entrevista a uma televisão privada em Kigali, o ministro rwandês da Saúde, Daniel Ngamije, disse que as populações devem ser sensibilizadas ao facto de a covid-19 estar a circular nas suas comunidades.
As autoridades de saúde rwandesas prosseguem as suas investigações sobre os últimos casos confirmados, uma vez que o país anunciou a flexibilização das medidas de confinamento, desde 1 de junho corrente.
Nas últimas 24 horas, 30 novos pacientes foram tratados e declarados curados, para um total de 443 indivíduos, segundo o Ministério.
O Rwanda assinalou o seu primeiro caso de coronavírus a 15 de março último, quatro dias após a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter declarado o surto de covid-19 como uma pandemia.
O Rwanda mantém encerradas as suas fronteiras para evitar casos importados.
As viagens pelo interior do país continuam a ser proibidas das 21 horas às cinco horas da manhã, como parte do recolher obrigatório imposto para travar a propagação da doença.
-0- PANA TWA/RA/NFB/JSG/DIM/DD 29junho2020