Mauritanos homenageiam jornalista senegalês Babacar Touré, falecido em Dakar
Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Vários Mauritanos prestaram homenagem ao jornalista senegalês Babacar Touré, presidente diretor-geral do Grupo Sud, criador de SUD-FM, primeira rádio privada do Senegal, e antigo presidente do Conselho Nacional de Regulação do Audiovisual (CNRA), falecido domingo à noite em Dakar.
O vice-presidente da União das Forças do Progreso (UFP, oposição), Lô Gourmo Abdoul, descreve Babacar Touré como “um patriota intransigente e internacionalista consequente. Um grande amigo da Mauritânia, um pioneiro da imprensa oeste-africana, conhecido pela sua franqueza, pelo seu rigor, pelo seu senso da amizade e por uma grande retidão moral, e a sua morte constitui uma imensa perda”.
« Babacar Touré, percursor da imprensa livre no Senegal e em toda a África Ocidental, patriota intransigente e defensor das causas justas, um grande amigo do nosso povo, que desempenhou um papel de primeira importância na aproximação dos povos mauritano e senegalês nomedamente durante a terrível época dita dos anos de brasas, Babacar acaba de nos deixar”.
« As forças democráticas do nosso país, à semelhança das do Senegal, perderam um dos seus melhores aliados e defensores, um homem de princípios, atencioso, caloroso e duma franqueza lendária. A UFP, em particular, perde um camarada e um amigo, que esteve ao seu lado, há várias décadas, para enfrentar todas as adversidades”, escreveu.
O antigo diretor-geral da Agência Mauritana de Notícias (AMI), Moussa ould Mohamed Amar, exprime “uma imensa tristeza pelo desaparecimento dum amigo. Um monumento da imprensa no Senegal e na África Ocidental. Um homem rigoroso, com grandes qualidades profissionais e humanas, fiel e constante nas relações. Um patriota senegalês, amigo da Mauritânia e pan-africanista com convicções fortes”.
Falecido domingo à noite no Hospital Principal de Dakar, Babacar Touré é sepultado esta segunda-feira na cidade religiosa de Touba.
-0- PANA SAS/JSG/FK/IZ 27julho2020